Início > Alverca > Escola do campo da bola: o início de uma nova vida

Escola do campo da bola: o início de uma nova vida

REPORTAGEM. A EB1/JI da Quinta da Vala foi alvo de uma intervenção de fundo. A inauguração é a 12.

Mário Caritas

A “nova” EB1/JI da Quinta da Vala, mais conhecida por “escola do campo da bola”, tem a cerimónia oficial de inauguração marcada para o próximo dia 12, pelas 10h00. O edifício antigo foi abaixo na totalidade para dar lugar a um moderno e funcional espaço que irá acolher as valências de jardim-de-infância, 1.º ciclo e, em complemento, o ATL.

Desta forma, a “velhinha” EB1 n.º 2 e Jardim-de-Infância N.º 4 de Alverca, pertencente ao Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, liderado por Isabel Silva, aparece agora com capacidade para dar uma resposta cabal às necessidades das cerca de 400 crianças que a frequentam: 300 no 1.º ciclo e as restantes no pré-escolar, que assim se despedem as instalações da desactivada – e precária – Escola Infante D. Pedro onde estiveram no ano lectivo 2008/2009 e no pretérito ano lectivo até ao momento.

O equipamento combina áreas fechadas com pátios ao ar livre, havendo uma separação clara entre o 1.º ciclo e o pré-escolar. Para além das salas de aula propriamente ditas – 12 de 1.º ciclo e quatro de pré-escolar –, existem ainda salas multidisciplinares, biblioteca, salas de ATL, sala polivalente/refeitório, copa para o pré-escolar, gabinetes de trabalho para professores e educadores e gabinete para a Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Este estabelecimento de ensino esteve inicialmente projectado para reabrir no início deste ano lectivo, tendo sido essa data adiada à posteriori para Janeiro de 2010. No entanto, o mau tempo atrasou a realização dos trabalhos exteriores, encontrando-se finalmente pronta a funcionar. “Valeu a pena”, sublinha, satisfeito, o vereador Fernando Paulo Ferreira, responsável pelo pelouro da Educação no executivo vila-franquense.

O autarca agradece ainda “todo o apoio” que tem recebido da associação de pais desta escola. “Eles têm colaborado bastante, assim como a direcção do agrupamento. Os pais estão inclusive a cooperar activamente no processo de transferência dos alunos da Infante D. Pedro para as novas instalações.”

Resta dizer que esta obra camarária custou mais de 1,8 milhões de euros. O pré-escolar e ATL já começaram a funcionar no dia 6 (terça-feira), ao passo que os alunos mais crescidos chegam a partir de segunda-feira, dia 12 de Abril.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: