Início > Alverca > António Galamba aplaudiu “excelência do ensino” na CEBI

António Galamba aplaudiu “excelência do ensino” na CEBI

 

SOCIEDADE. Na cerimónia de abertura do ano lectivo do Colégio Álvaro Vidal, e entre discursos acerca da actualidade dos valores republicanos, foram entregues os diplomas aos alunos que se distinguiram no último ano. A Fundação CEBI quer agora alargar o ensino até ao secundário.

Mário Caritas

Com o mote do Centenário da Implantação da República, que será assinalado no próximo Feriado do 5 de Outubro, teve lugar, no passado dia 20, a tradicional cerimónia de abertura do novo ano lectivo escolar do Colégio José Álvaro Vidal da Fundação CEBI. O governador civil de Lisboa, António Galamba, natural desta freguesia, mostrou-se satisfeito com o regresso às origens e particularmente a uma casa que viu nascer e cujo crescimento tem acompanhado.

“Esta instituição revela bem a capacidade empreendedora das gentes de Alverca, no fundo uma população que tem uma capacidade singular no contexto do distrito e por isso queria sublinhar a força positiva que se sente nesta e noutras instituições locais”, referiu o responsável perante a plateia que encheu o pavilhão polidesportivo da fundação. Depois fez incidir o seu discurso nos valores que a implantação da República procurou trazer e mostrar como os mesmos continuam actuais.

“Muitas das ideias e das propostas do movimento republicano exigem de nós ainda hoje uma atitude de trabalho e de determinação para que consigamos consolidá-las, de forma que os nossos cidadãos tenham melhores condições e também outra atitude e participação do ponto de vista cívico. E é disso exemplo o trabalho realizado pelo Colégio Álvaro Vidal, que não se limita a dar os conteúdos formativos tradicionais mas vai muito mais para além disso, criando espaços de oportunidade onde os jovens possam dar expressão às suas capacidades.”

Logo a abrir os discursos oficiais, o presidente do conselho de administração da Fundação CEBI, José António do Carmo, sublinhara, por seu turno, o forte desejo de ver o colégio expandir o seu ensino para além do actual 9.º ano de escolaridade. “Queremos continuar o nosso projecto educativo e poder levá-lo até ao fim do secundário, é um anseio e uma aspiração antiga. Precisamos ainda de encontrar um local para a sua instalação (e temo-lo procurado) e depois lançar-nos nesse novo empreendimento. Contamos com o vosso apoio e com o apoio das entidades públicas nomeadamente no que toca a encontrar terrenos e a conseguir licenciamentos.”

Esta sessão magna serviu sobretudo para distinguir os alunos que, no último ano lectivo, se destacaram dos demais. Falamos na atribuição dos diplomas de Mérito, de Valor e de Excelência. O director do colégio, António Castanho, mostrava-se orgulhoso. “Este é o momento de que mais gosto na escola porque é o momento em que nós reconhecemos o trabalho dos nossos melhores alunos. Dos cerca de 900 alunos que estão sujeitos à avaliação, vocês foram aqueles que se destacaram, são de facto os melhores! Isso dá-vos uma responsabilidade imensa pois vocês são também os melhores a nível nacional. Por isso hoje faço-vos um pedido/exigência: para quem concluiu o 9.º ano que continuem a ser os melhores; para os alunos que continuam connosco que sejam agentes de mudança dos alunos que ainda não estão no quadro de honra – todos temos que ser excelentes!”

Um desses (bons) exemplos é o de João Amaro, de 15 anos, que no último ano lectivo concluiu aqui o 9.º ano e que sempre se destacou pelo seu espírito de solidariedade para com os demais colegas. Agora foi recompensado com o Diploma de Valor. “Senti que o esforço que fiz e a minha dedicação durante os 12 anos em que cá andei foram valorizados. Não esperava esta homenagem, fiquei emocionado… O CEBI faz parte da minha vida, é a minha segunda casa, sempre será e sempre virei cá ajudar quando for preciso.”

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: