Início > Alverca > Idosos enganados por burlões do multibanco

Idosos enganados por burlões do multibanco

Mário Caritas

Burlões de multibanco andam a enganar pessoas idosas. Segundo uma responsável de uma instituição bancária de Alverca, “normalmente os idosos são abordados na rua por pessoas que se fazem passar por trabalhadores do banco onde são clientes, que lhes dizem que o código do cartão multibanco vai passar a ter cinco dígitos; o idoso, por sua vez, acredita e dá o código; rapidamente, o burlão troca o cartão da pessoa por outro sem que esta se aperceba e fica na posse do mesmo e do código”. De seguida, levanta a maior quantia de dinheiro possível da conta dessa pessoa que só mais tarde se apercebe do que aconteceu.

Noutros casos, a burla é ainda mais camuflada e a pessoa nem percebe quando é que foi enganada. Foi o que aconteceu com Manuela Vidal. “Possivelmente trocaram-me o cartão durante uma compra que fiz no supermercado. Só me apercebi quando fui fazer compras e no final quis pagar com o cartão (Visa Electron) e este não funcionava; Fui ao banco e lá disseram-me que, não só não tinha saldo na conta, como ainda tinha um crédito de 150 euros para pagar.”

O montante gasto ultrapassou os 1.000 euros e a burla foi detectada no dia 9 de Julho, três dias após Manuela Vidal ter feito o último levantamento de dinheiro. Nesse espaço de tempo alguém utilizou o cartão para levantar dinheiro, fazer uma compra no valor de aproximadamente 500 euros e ainda para pedir 150 euros “emprestados” ao banco. “Espanta-me que o banco tivesse concedido esse crédito quando a conta já não tinha liquidez. De qualquer forma alguém me trocou o cartão sem que me tivesse apercebido e sabia também o código secreto.”

Leia a notícia completa na edição impressa

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

