Início > Alverca > Grupo Ares Novos dinamiza Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal

Grupo Ares Novos dinamiza Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal


LOCAL. Actuais e potenciais maestros, oriundos de vários pontos do país, rumaram ao Sobralinho para melhorar os seus conhecimentos musicais, dando corpo à 15.ª edição do Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira.

Mário Caritas

No Palácio do Sobralinho decorre, até ao próximo domingo (dia 22), o 15.º Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira, promovido pela Associação Coral Ares Novos com o apoio da câmara municipal. Ao longo de 10 dias, 25 pessoas oriundas de vários pontos do país procuram aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas áreas musicais, sob a orientação dos maestros Edgar Saramago e Artur Pinho Maria e do professor Vianey da Cruz.

Helena Cruz foi quem iniciou este projecto e continua a ser a sua principal impulsionadora. Até ao ano passado era o Ateneu Artístico Vilafranquense o promotor da iniciativa. Este ano passou a ser a Ares Novos, de Alverca (liderada por Acácio Mesquita), na sequência da saída de Helena da direcção do Ateneu. “Questionei o Ateneu sobre se estaria ou não interessado em continuar com a iniciativa e, como não manifestou qualquer interesse, fui falar com o vereador João de Carvalho para me apoiar. Ele propôs-me que arranjasse o apoio de uma entidade e foi assim que surgiu o envolvimento da Ares Novos”, explica.

Os alunos vêm aprender a dirigir coros e a cantar. “Alguns são já maestros e vêm aperfeiçoar os seus conhecimentos, é como se fosse uma reciclagem; outros não são maestros mas querem caminhar para lá. Este ano há uma novidade: fazemos uma pequena iniciação à vertente da direcção de orquestra e para tal pedimos a alguns dos participantes para que trouxessem os seus instrumentos.”

A (boa) qualidade do ensino ministrado tem sido a chave do êxito deste curso. Luísa Alves veio de Bragança iniciar-se na técnica vocal. Para já está a gostar do novo desafio. “Estamos agora a treinar a respiração, os sons, etc. Mas estou mesmo no início. O que me fez vir de tão longe foi o marido que já aqui vem há muitos anos, falava-me sempre muito bem deste curso e eu como tenho um gosto especial pelo canto e pela música decidi vir este ano. Está a correr muito bem e está a valer a pena. Aprende-se a postura, o canto, as notas, as afinações, aprendemos a ouvir o resto dos colegas, a respiração que é muito importante…”

Flávio Cardoso, por seu lado, é um dos alunos mais avançados e este é o oitavo curso que faz. “Penso que a aprendizagem é gradual, é contínua e estamos sempre a aprender coisas novas. O que procuro agora é sobretudo melhorar a performance e a parte musical”, explica este aluno oriundo da zona de Leiria.

A iniciativa termina no dia 22 (domingo) com um concerto final, com entrada gratuita, marcado para as 17 horas.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: