Início > Alverca > Uma cidade de projectos

Uma cidade de projectos

LOCAL. Os presidentes da junta de Alverca e da câmara de Vila Franca de Xira destacaram obras importantes em curso na freguesia, mas também aspirações como a construção da circular urbana.

Paula Gadelha

Embora Alverca seja considerada uma terra com história e memória, Afonso Costa, presidente da Junta de Freguesia de Alverca, garante que esta é igualmente uma cidade de olhos postos no futuro, com muitos projectos. “Alverca não vive apenas de memórias. É uma cidade de projectos, de esperança, de um futuro pensado com preocupações de um desenvolvimento sustentável”, afirma.

O autarca dá exemplos como a variante à Estrada Nacional 10, o hospital Alverca, do grupo Saúde, o parque urbano e o tão desejado acesso ao Tejo e ao caminho ribeirinho. “Sabemos que os tempos são difíceis, mas Alverca é uma cidade geradora de riqueza, pelo que poderá haver um maior equilíbrio da repartição das receitas”, salienta.

Em resposta aos anseios do autarca, Maria da Luz Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, salienta a recente inauguração da Delegação Regional do SEF, entre outras intervenções. “O concelho de Vila Franca de Xira tem cerca de 9 mil imigrantes que necessitam de estar legalizados. “Neste momento, estão a decorrer duas obras muito desejadas, que rondam mais de 10 milhões de euros. Refiro-me à intervenção no rio Cró-Crós e a obra da Escola Pedro Jaques Magalhães”, acrescenta.

Já António Galamba, governador civil de Lisboa, encara os problemas de Alverca como desafios. “É uma terra com problemas estruturais, que têm a ver sobretudo por estar “encravada”, entre a serra, o rio, a auto-estrada e a linha de caminho de ferro. Estamos num território fortemente povoado e que se confronta com um conjunto de desafios”, considera. “Vinte anos de elevação a cidade representam uma comunidade com força, com juventude, que tem memória e que tem nos seus cidadãos e nas suas possibilidades, que existem num território com alguns problemas mas também com muitas capacidades, uma atitude e determinação para enfrentar com êxito os seus desafios”, acredita.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: