Início > Alverca > Obra do Crós-Cós cumpre calendário com implicações no comércio

Obra do Crós-Cós cumpre calendário com implicações no comércio

DESTAQUE. A interdição temporária de várias zonas do centro de Alverca, na sequência da obra de regularização do rio Crós-Cós, está a ser acompanhada pela Protecção Civil Municipal. Os comerciantes queixam-se com a quebra do negócio.

Mário Caritas

A obra de alargamento e regularização do rio Crós-Cós “está a avançar a bom ritmo”, garante a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, responsável pela execução do projecto. No entanto,  a obra trouxe implicações ao nível da circulação rodoviária e de peões, o que tem afectado o negócio dos comerciantes. Actualmente os trabalhos decorrem entre o complexo desportivo do Futebol Clube de Alverca e a Praça de S. Pedro.

Esta situação manter-se-á pelo menos até ao próximo dia 17 de Julho. Luís Medronheira, responsável pelo estabelecimento “A Sangria”, viu as receitas caírem drasticamente: “A obra tem que ser feita mas, conforme esta fosse avançando, deveria ser tapada e reaberta ao trânsito e à passagem pedonal. Penso que está a ser muito mal conduzida”.

 “Comerciantes não foram tidos em conta”

Maria Adelina, comerciante local, também se queixa: “Como esta área está fechada, os clientes vão embora, só cá vêm mesmo os vizinhos que têm consideração por nós. De resto isto está 100% morto e ninguém nos explicou nada”. Adelina diz que todos estão na mesma situação. “O negócio caiu mais de metade. Quem vinha aqui comer caracóis deixava o carro no estacionamento, como agora não há, não vêm cá!”

António Gonçalves, responsável pelo restaurante/marisqueira “Sol Nascente”, com a frente virada para a Estrada Nacional 10 (EN10), é um dos mais contestatários: “O negócio caiu mais de 50%. As pessoas não têm onde estacionar e não vêm cá. Esta situação prejudica todo o comércio, penso que os comerciantes não foram minimamente tidos em conta.”

O que vai mudar na cidade a partir de agora…

A partir da segunda quinzena de Julho e por um período de cerca de dois meses, será feita a travessia da EN10. A obra terá depois continuidade no sentido de montante na Rua José Raimundo Nogueira. Em simultâneo  estão a ser desenvolvidos trabalhos na zona da Proverba e entre o complexo desportivo do FCA e a linha do caminho-de-ferro. Em Outubro/Novembro prevê-se que a obra chegue à Avenida 5 de Outubro (Choupal) – Esta será fechada ao trânsito nas duas vias do sentido ascendente (Alverca – Bom Sucesso), passando a circulação rodoviária a ser feita nas duas vias do sentido descendente (um sentido em cada via).

Entre 19 de Julho e 19 de Agosto será cortado o sentido Lisboa – Vila Franca de Xira; de 20 de Agosto a 20 de Setembro será cortado o sentido contrário (Vila Franca – Lisboa) e, nesse caso, o trânsito que circula nessa direcção passará a fazê-lo pela faixa contrária e os outros condutores (Lisboa – Vila Franca) continuarão a circular pela César Augusto Ferreira.

A câmara afirma que “tem vindo a equacionar a circulação de trânsito com a PSP, a Junta de Freguesia de Alverca (JFA) e com os próprios moradores”, acrescentando que “a obra desenvolvida em zona urbana tem a situação acautelada, nomeadamente no que concerne à passagem de peões nos locais em apreço, e tem analisado o assunto desde logo com os comerciantes”. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro semestre de 2011.

O presidente da JFA, Afonso Costa sustenta que as “obras desta envergadura trazem sempre inconvenientes, mas espero que tragam o mínimo de incómodo possível”. O responsável pela Protecção Civil Municipal, António Carvalho, refere que o atravessamento da EN10 será a fase crítica: “Vamos avaliar quais os impactos que poderá ter essa intervenção. Essa fase da obra deverá merecer uma grande atenção e preocupação da nossa parte tendo em conta o volume de tráfego que ali circula diariamente”.

Leia esta notícia completa na edição impressa
Categorias:Alverca
  1. manuel
    02/10/2010 às 23:42

    Uma pouca vergonha nestas obras, faço ideia as derrapagens que vai haver………..

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: