Início > Alverca > Maiores de 60 brilham na Passerelle d’Ouro

Maiores de 60 brilham na Passerelle d’Ouro

CONCELHO. No dia 17, a Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, acolheu a 15ª edição da Passerelle d’Ouro. Dezenas de idosos de instituições do concelho desfilaram, juntamente com modelos profissionais. Apresentada por Cristina Ferreira, esta edição teve como tema de fundo a cultura portuguesa.

Paula Gadelha

A Praça de Touros Palha Blanco esteve praticamente lotada para receber mais uma edição da Passerelle d’Ouro que, como habitual, foi um sucesso. Dezenas de pessoas com mais de 60 anos, provenientes de instituições particulares de solidariedade social e de comissões de idosos de Vila Franca de Xira, subiram à passerelle para apresentar as propostas de estabelecimentos comerciais também do concelho.

A estas juntaram-se manequins profissionais como Carla Matadinho e Andreia Rodrigues. Mas foram os modelos masculinos que mais furor fizeram. Sempre que Afonso Vilela ou Pedro Martin desfilavam, o público feminino aplaudia freneticamente. Para além das 46 lojas de vestuário e acessórios, para este evento contribuíram ainda alguns salões de cabeleireiros e lojas de maquilhagem, que pentearam e maquilharam os modelos.

Apresentado por Cristina Ferreira, o espectáculo teve, este ano, como tema de fundo a cultura portuguesa. Assim, o grupo teatral “Os Revisteiros” abriu e encerrou o espectáculo com música portuguesa e vestes tradicionais. Antes do encerramento assistiu-se, ainda, ao desfile de vestidos de noiva. Este ano, submetido ao tema “varinas”, o desfile contou com uma noiva e um noivo varinos vestidos a rigor.

Também em representação da cultura tradicional portuguesa, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena apresentou uma demonstração do Fandango. O grupo de Pauliteiros de Miranda deu lugar a uma actuação bastante apreciada pelo público. Mas foram os Anjos que levaram a assistência ao rubro, principalmente quando interpretaram o tema “Eu estou aqui”, sendo praticamente abafados pelas vozes do público.

Valorização da população idosa

Já na 15ª edição, a Passerelle d’Ouro apresenta-se como um desfile original, com os principais objectivos de valorizar a população acima dos 60 anos de idade e de promover a integração dos idosos. Organizada pelo pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a ACIS (Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos), a iniciativa é apreciada principalmente por essa vertente. “É a primeira vez que participamos. Este é um evento com alguns anos que entendo ser muito interessante, sobretudo do ponto de vista social”, avalia Jaime Coelho, ensaiador do Rancho da Casa do Povo de Arcena. “Todos estes homens e mulheres são ainda válidos. Todas as iniciativas que sirvam para promover isso são interessantes”, considera.

Margarida Barra, utente da Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade da Castanheira do Ribatejo diz gostar muito de participar, sentindo uma sensação de euforia sempre que sobe à passerelle. “Costumo vir há 8 anos. Gosto muito de participar, dá-nos muita alegria e actividade. E não é só a nossa presença aqui, pois os fatos também são feitos por nós, ou seja, a nossa participação envolve também trabalho nosso na instituição”, salienta. “Temos de participar em iniciativas destas, sair para a rua e não ficarmos sempre em casa”, acrescenta Etelvina Perleques, também utente da APATI.

No evento, participaram também algumas pessoas a nível individual e utentes de instituições de apoio a deficientes como a APJ. “Já há muitos anos que participo. Quando era jovem, entre os 14 e os 18 anos, participei em vários desfiles. Tem sido bom para fazer renascer o bichinho das passerelles e para me divertir”, avança uma participante, de 64 anos.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: