Início > Alverca > Catarina e Miguel, o par perfeito

Catarina e Miguel, o par perfeito

 

DESPORTO. Praticam ginástica acrobática na Fundação CEBI. Catarina e Miguel formam o par misto que se sagrou campeão regional de Lisboa e ficou em terceiro lugar a nível nacional no desporto escolar.

 Mário Caritas

 Catarina Cera e Miguel Mata já são dois pequenos-grandes heróis da ginástica acrobática. Praticantes na Fundação CEBI, em Alverca, estes jovens de 10 e 11 anos respectivamente sagraram-se este ano campeões regionais, de desporto escolar, em pares mistos e foram terceiros classificados no campeonato nacional. Esta final foi disputada em Aveiro no último fim-de-semana de Maio.

O feito ganha alguma dimensão se atendermos ao facto destes competirem frente a praticantes nalguns casos muito mais velhos, nomeadamente estudantes do secundário, que por isso competem há mais tempo. Mas tal não os assustou. Catarina, que também pratica danças de salão, diz ter sentido uma enorme “alegria” com o terceiro lugar no pódio a nível nacional. Quanto ao segredo do sucesso, “não há nenhum segredo, o segredo é treinar muito. Gosto muito de ginástica e no futuro gostava de ser ginasta”.

O seu parceiro, Miguel, confessa que esta proeza “foi uma grande surpresa, mas gostámos muito e eu emocionei-me um pouco”. A receita passa por uma boa coordenação dos elementos do par. “Nos pares tem que se ter muita sincronia. Os rapazes normalmente têm menos jeito para a ginástica do que as raparigas, então temos que nos ajudar um ao outro.”

No futuro, Miguel gostava de praticar ginástica acrobática ao mais alto nível e não se importa com o facto deste desporto ser praticado maioritariamente por raparigas. “Às vezes os outros gozam comigo por eu andar aqui, mas não ligo. No futuro gostava de ir para o Cirque de Soleil!”

 “Gostava de ir para o Cirque de Soleil”

Cátia Messias, professora de ginástica acrobática na CEBI, refere que estes resultados são o corolário de um trabalho continuado. “Eles já fazem ginástica há três anos. No ano passado participaram pela primeira vez no desporto escolar e foram campeões regionais. Este ano foram novamente campeões regionais e, na fase nacional, conseguiram ficar em terceiro lugar frente a atletas de escolas de todo o país. É maravilhoso!”

O jeito aliado ao gosto pela modalidade fazem o resto. “Digamos que a receita do sucesso é eles estarem presentes nas aulas, cumprirem as aulas do princípio ao fim e gostarem muito de ginástica. Este resultado é muito importante, não só para eles como também para nós pois valoriza bastante o nosso trabalho.” Cátia treina actualmente na CEBI perto de meia centena de ginastas, a maioria meninas. “Só temos três rapazes e o Miguel é o mais velho.”

Paulo Eira, professor de educação física na CEBI, foi quem acompanhou o par campeão a Aveiro. Este mostra-se orgulhoso de tamanha proeza. “Se pensarmos que isto é uma competição que envolve alunos de 2.º, 3.º ciclo e secundário e os nossos eram alunos de 5.º ano, ou seja, alunos na base da formação, este acabou por ser um prémio merecido.”

Catarina e Miguel fizeram um esquema misto, combinado, com a duração de dois minutos e meio, com figuras obrigatórias e livres de ginástica acrobática. “Daquilo que era suposto eles fazerem, pode-se dizer que não cometeram erros. Portanto eles tiveram um desempenho quase perfeito.”

Categorias:Alverca
  1. Jorge Santos
    15/06/2010 às 08:28

    Parabéns Miguel! E enquanto esperamos por esse futuro Cirque du Soleil, andará por aí algum vídeo da vossa brilhante proeza em Aveiro? You Tube?, é um título importante nas circunstâncias da concorrência.
    O teu avô Zé Mata ia-me dando conta dos teus progressos e feitos, já foras campeão regional em 2009, agora bisaste, bi-campeão regional!!
    E que sorte tiveste com a tua parceira, a Catarina parece muito simpática e concentrada. Feleicidades para a equipa!🙂

  2. Ana Ramos
    11/06/2010 às 13:21

    Muito bem
    Fiquei muito contente não só pelo Miguel e a Catarina, mas pelo facto de este ano a Ginástica Acrobática do Cebi ter sido noticia.
    Parabéns
    Ana Ramos

  3. Ana Maria
    02/06/2010 às 17:07

    Forca Catarina!🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: