Início > Alverca > XXIII Alverquíadas mais próximas da população

XXIII Alverquíadas mais próximas da população

LOCAL. Arrancaram no dia 8 e decorrem até 6 de Junho as Alverquíadas’2010. Este ano, a principal novidade prende-se com a vontade de aproximar o desporto da população.

Mário Caritas

Arrancaram este sábado ( dia 8 ) as XXIII Alverquíadas, sendo consideradas o maior acontecimento desportivo anual da cidade de Alverca. O mau tempo impediu a realização do tradicional desfile de abertura. Mas o restante programa foi cumprido e o pavilhão gimnodesportivo do FCA recebeu dezenas de crianças das escolas do 1.º ciclo da freguesia que entoaram o Hino das Alverquíadas, assim como representantes das várias modalidades. Houve ainda malabaristas/palhaços e ginástica acrobática trazida pelas praticantes da Fundação CEBI.

Cerca de 3.000 participantes dão vida a esta mega-iniciativa que envolve colectividades, clubes e associações locais, dinamizando perto de duas dezenas de modalidades. “O principal objectivo é dinamizar o desporto, trazer o desporto para a rua tanto quanto possível para que as pessoas assistam e ganhem também o gosto pela actividade desportiva”, refere José Carlos Dias, responsável pelo pelouro no executivo alverquense.

A Junta de Freguesia tem procurado, ano após ano, inovar neste capítulo. Desta vez haverão várias iniciativas ao ar livre, em detrimento da prática em pavilhão. É o caso do street basquet, nos dias 15 e 16 de Maio. “O street basquet irá estar no Jardim do Bairro, que é um local simbólico, onde as pessoas passam e quase que interferem com o espectáculo.” Outro exemplo é o tiro com arco no Jardim Municipal José Álvaro Vidal, nos dias 29 e 30. “As pessoas estão no jardim a descansar e aproveitam para ver, alguns até ficam a saber que a modalidade existe…”

As novidades não ficam por aqui. Este ano realizar-se-á o I Passeio de BTT, dividido numa prova de 20 quilometros de dificuldade baixa e noutra de 45 quilometros com dificuldade média/alta. “Os infantis farão um passeio num circuito citadino, tipo cicloturismo; aos mais velhos o desafio pedido será tentarem percorrer os nossos marcos geodésicos, e portanto vão entrar pelas serras dentro e conhecer os marcos históricos de Alverca.” Para obterem mais informações, os eventuais interessados poderão consultar o site: www.alvercabike.com

Outro dos destaques será a reedição de mais uma Culturalverca, marcada para o dia 30 de Maio, no Jardim Álvaro Vidal, onde cerca de três dezenas de colectividades, associações e instituições locais mostrarão o trabalho que desenvolvem ao longo do ano. Haverão exposições, ateliers, jogos e actuações em palco. No fundo, trata-se de aliar ao desporto uma vertente sociocultural que é também necessária.

Categorias:Alverca
  1. Ana Ramos
    31/05/2010 às 13:14

    Boa tarde,
    Li o vosso jornal como sempre e reparei que em relação à Ginástica acrobática do Cebi vinha uma noticia muito resumida, não como o Atletismo que vinha com bastante destaque. É pena que assim seja pois a ginástica acrobática do Cebi (caso não saibam) o ano passado(2009)ganhou o 1º lugar em Pares Mistos e o 3º lugar em trio feminino no Campeonato Regional de Desportos Gímnicos. Este ano (2010)o par misto foi no passado dia 29 Maio aos Nacionais. Até agora vi que não era noticia com relevância para o vosso jornal daí o meu desagrado e admiração pois acho que as atletas deveriam tem um maior destaque do que têm pois são bastantes bons e muito apreciados pelo publico onde vão actuar.

    Sem outro assunto de momento
    Atentamente

    Ana Ramos (Mãe)

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: