Início > Alverca > Liberdade: a partir de quando?

Liberdade: a partir de quando?

Rui Vitória*

Uma das grandes questões que se coloca actualmente em matéria de educação tem a ver com a determinação do momento ideal para “a borboleta sair do casulo”. Com esta metáfora refiro-me ao momento da separação, ao momento em que um pai entende que o filho já é autónomo, reponsável e que, por isso, tem direito à conquista de uma parte da sua liberdade.

 Se há uns anos atrás tudo isto era muito mais concensual, fruto de um contexto mais estável e padronizado, hoje a questão é bem mais complexa. Todos sabemos bem que o contexto social mudou, que a segurança diminuiu, que o conceito de família alterou-se, que o pai dos dias de hoje é diferente, mas se reflectirmos sobre o assunto constatamos que as causas são mais profundas.

Tudo começa bem cedo. A criança se tem uma dor não sai à rua, se está frio fica em casa, se vai brincar para a rua (quando há espaços) não vai sozinha, quando sai da escola tem o pai, a mãe ou avô à espera no portão para o levar de carro, se tem alguma actividade extra-curricular é sempre controlada por alguém… No fundo , até determinada idade, são poucos os momentos em que a criança pode “treinar” a sua autonomia, responsabilidade e a superação das dificuldades… sozinha.

Estranhamente, às mesmas crianças que foram treinadas para estar dependentes sempre de uma “muleta” para não caírem, é-lhes possibiltado o direito, muitas vezes em idades muito prematuras, a sair à noite sem hora de chegada, a beber álcool sem controlo, a dormir fora de casa, etc.

Se há coisa que deve existir nas relações entre pais e filhos, uma delas é a coerência. Não se pode exigir autonomia e responsabilidade a quem, em grande parte da sua vida, pouco ou nada foi treinado para tal.

Independentemente dos caminhos traçados por cada um, é fundamental arrumar as ideias em relação a este tema, sob pena dos problemas que poderiam ser resolvidos mais fácil e precocemente, virem a tornar-se, mais tarde, verdadeiros tormentos.

*Professor de Educação Física

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: