Início > Alverca > Escola Pedro Jacques Magalhães ganha novo rosto

Escola Pedro Jacques Magalhães ganha novo rosto

LOCAL. Eleitos locais e municipais visitaram as obras em curso da EB2,3 Pedro Jacques de Magalhães. A obra não contempla, no entanto, novos espaços desportivos.

Mário Caritas

Na visita à freguesia de Alverca, o executivo camarário de Vila Franca de Xira aproveitou para visitar as obras de remodelação da EB2,3 Pedro Jacques de Magalhães (pertencente ao agrupamento de escolas com o mesmo nome). O antigo “ciclo”, frequentado por cerca de 900 alunos, é uma das escolas mais antigas do concelho e encontra-se bastante degradada. Por isso esta obra, iniciada há cerca de cinco meses e com mais 10 meses de trabalhos pela frente, era há muito esperada. Ainda assim, o investimento de 5,5 milhões de euros não é suficiente para dotar o renovado estabelecimento de ensino de todas as valências consideradas necessárias, nomeadamente de um espaço polidesportivo coberto.

“O que eu queria era um ginásio que custa 600 mil euros, mas esse equipamento foi retirado do projecto…. Como é que iremos funcionar só com um campo descoberto para 40 turmas? É impossível! E como é que vou meter 40 turmas num balneário de rapazes e noutro de raparigas? Estamos a criar novas escolas porque as existentes envergonham, mas eu estou a lutar por uma coisa que faz falta e acho que temos direito a um ginásio”, queixava-se aos eleitos a presidente do conselho executivo do agrupamento, Isabel Silva.

O vice-presidente da edilidade, Alberto Mesquita (que nesta visita fez a vez da presidente, Maria da Luz Rosinha), explicou que a verba disponível para a execução desta empreitada não dá para tudo. “Havia uma baliza de 5,5 milhões de euros e tudo o que ultrapassasse esse valor já não cabia… As fundações ficaram caríssimas, pois este é um terreno pantanoso e a estacaria absorveu uma parte importante do orçamento. Logo tivemos que optar e o que se decidiu foi que iríamos resolver os problemas mais prementes – salas de aula, refeitório, biblioteca, etc. – e só depois as outras questões, nomeadamente a criação de equipamentos desportivos.” Recordamos que esta obra consiste na construção de dois modernos blocos de salas de aula com rés-do-chão e primeiro andar, acrescidos de refeitório com um piso.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: