Início > Alverca > O primeiro dia da “nova” escola do campo da bola

O primeiro dia da “nova” escola do campo da bola

REPORTAGEM. Foi inaugurada a remodelada EB1/JI da Quinta da Vala, em Alverca, que custou mais de 1,8 milhões de euros e tem capacidade para acolher 400 crianças: 300 no 1.º ciclo e 100 no pré-escolar.

Mário Caritas

Foi inaugurada na manhã de segunda-feira, dia 12, a “nova” EB1/JI da Quinta da Vala, mais conhecida por “escola do campo da bola”, em Alverca. O edifício antigo deu lugar a um moderno e funcional espaço com as valências de jardim-de-infância e 1.º ciclo. Antigos e actuais alunos e professores, pais, responsáveis autárquicos e representantes da sociedade civil fizeram questão de estar presentes nesta cerimónia, com destaque para o governador civil de Lisboa, António Galamba.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira foi a principal interveniente neste processo, em que os alunos tiveram de ser transferidos temporariamente para a desactivada Escola Infante D. Pedro. Passou cerca de ano e meio para que todos regressassem ao sítio original e por isso, apesar dos contratempos, a edil vila-franquense, Maria da Luz Rosinha, era uma pessoa feliz. “Mais que uma satisfação pessoal, é uma satisfação pelo dever cumprido de termos chegado ao fim de um processo que não foi fácil; esta escola, que custou mais de 1,8 milhões de euros, teve a colaboração da empresa Imocochão em 750 mil euros e assim foi possível reorganizarmos um espaço cuja história já foi feita.”

A EB1 n.º 2 e Jardim-de-Infância N.º 4 de Alverca, pertencente ao Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, liderado por Isabel Silva, aparece agora com capacidade para acolher 300 alunos no 1.º ciclo e 100 crianças em pré-escolar. O equipamento combina áreas fechadas com pátios ao ar livre. Para além das salas de aula propriamente ditas – 12 de 1.º ciclo e quatro de pré-escolar –, existem ainda salas multidisciplinares, biblioteca, salas de ATL, sala polivalente/refeitório, copa para o pré-escolar, gabinetes de trabalho para professores e educadores e gabinete para a Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Entre os presentes estava a professora Manuela Vidal (esposa de José Álvaro Vidal, já falecido, fundador da CEBI), já aposentada, que, ao “NA”, recordou o ano em que, na qualidade de professora no activo, inaugurou o espaço original. “Inaugurei esta escola com uma turma da 4.ª classe, em 1972, e hoje encontrei aqui uma antiga aluna que está a inaugurar esta escola agora como professora. Sinto uma grande alegria em ver esta nova escola porque tudo o que é novo e tudo o que transmite alegria às crianças é excepcional.”

Também presente estava o professor aposentado Manuel Louro, mais conhecido por professor Louro, que não escondia a satisfação em ver reinaugurada uma escola que nasceu consigo. “Este espaço está maravilhoso! Não há dúvida que é completamente diferente das condições que tive quando vim para cá. Hoje existem magníficas instalações onde, com a colaboração de todos, deve ser maravilhoso trabalhar.”

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: