Início > Alverca > António Galamba, o governador “digital”

António Galamba, o governador “digital”

ENTREVISTA. António Galamba, 42 anos, natural de Vila Franca de Xira, é governador civil de Lisboa desde final de Novembro de 2009. Antes disso foi deputado durante 14 anos pelo Partido Socialista.

Nuno Lopes / Mário Caritas

“Notícias de Alverca”: Foi deputado na Assembleia da República. Actualmente é governador civil. Destes dois, qual é o cargo que melhor se adequa ao seu perfil?

António Galamba: São funções totalmente diferentes. A actual tem uma dimensão mais executiva, provavelmente é mais adequada ao meu perfil. Eu gosto de levar a cabo projectos e resolver problemas.

“NA”: Sente-se, portanto, mais interventivo nesta função?

AG: Sim. Sobretudo o prazo que medeia entre pensar, realizar uma iniciativa e obter resultados é muito menor, ou seja, consegue-se fazer coisas e ter visibilidade nos resultados, o que é muito importante.

“NA”: Vila Franca de Xira é um concelho seguro?

AG: No contexto da Área Metropolitana de Lisboa (AML), é um concelho onde existem ainda alguns focos de insegurança, mas não tem problemas graves a esse nível.

“NA”: Ao nível da protecção civil, os meios que as corporações de bombeiros possuem são os suficientes? O Comandante dos Bombeiros de Alverca queixa-se de alguma falta de equipamento…

AG: Temos 56 corporações no distrito. Existe a percepção que, num ou noutro ponto, assim como no próprio município de Vila Franca de Xira, há necessidade não só de corresponder às expectativas de ter melhores equipamentos do ponto de vista dos edifícios físicos, mas também reforçar aqui e ali os meios necessários para o combate. Aliás ao nível das corporações de bombeiros há três problemas que têm de ser resolvidos: um tem a ver com a sustentabilidade financeira das corporações e das associações que as enquadram, outro tem a ver com a questão do reequipamento e um terceiro prende-se com questões laborais e de recrutamento de bombeiros. Este ano, vamos gastar um milhão de euros em equipamento de protecção pessoal dos bombeiros.

“NA”: Tendo em conta que já residiu no concelho de Vila Franca de Xira, como vê actualmente o seu desenvolvimento?

AG: Julgo que no passado existiram alguns erros em termos de ordenamento do território que implicam que agora tenham de haver algumas correcções. Mas julgo que têm sido dados alguns passos no sentido de requalificar o espaço urbano e de o devolver com qualidade aos cidadãos; naturalmente que continua a haver alguma pressão urbanística mas creio que cada vez mais em Vila Franca, tal como noutros pontos do país, temos que nos concentrar numa lógica de recuperação e reabilitação urbana dos “centros históricos”.

“NA”: Costuma visitar Alverca?

AG: Sim, a minha mãe mora em Alverca e sempre que posso vou lá. Ainda no passado dia 20 de Março estive em Alverca a participar na acção “Limpar Portugal”, juntamente com o executivo da junta de freguesia, mais concretamente no lugar de À-dos-Potes.

“NA”: O senhor governador trouxe algo de novo a este cargo que foi uma aposta clara no on-line, explorando, por exemplo, a comunidade do Facebook. Vê isto como uma oportunidade de se aproximar dos cidadãos?

AG: Comecei a utilizar esses meios enquanto deputado na Assembleia da República, centrado sobretudo no Twitter. No governo civil tenho apostado mais no Facebook que julgo que é sobretudo um excelente instrumento de divulgação daquilo que é feito, porque muitas vezes os cidadãos têm uma percepção errada daquilo que é o trabalho de quem desempenha cargos políticos e públicos. Neste momento estamos também a trabalhar na reformulação da nossa página na internet, no sentido de criar a possibilidade dos cidadãos se poderem inscrever para receber, por exemplo, alertas da protecção civil que tenham a ver com as condições meteorológicas, com riscos sísmicos e outras informações.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: