Início > Alverca > “Há trabalhadores que estão a ser discriminados”

“Há trabalhadores que estão a ser discriminados”

LOCAL. Mais de 30 trabalhadores (operários) da Junta de Alverca manifestaram-se, no passado dia 11, exigindo progressão na carreira e melhoria das condições físicas de trabalho.

Mário Caritas

Mais de três dezenas de trabalhadores da Junta de Freguesia de Alverca (JFA), a maioria pessoal operário, manifestaram-se na manhã do passado dia 11, em frente ao edifício da junta, reivindicando “o cumprimento da lei da opção gestionária e a melhoria das condições de trabalho, nomeadamente a realização das obras há muito prometidas no balneário masculino”.

Antes desse momento, os pontos foram debatidos em forma de plenário no refeitório da JFA. João Vieira, sindicalista do STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, explicou que a autarquia não está a cumprir as regras da opção gestionária, ou seja, não está a reconhecer a progressão dos seus funcionários na carreira, tal como manda a lei.

“O que os trabalhadores pedem é que se faça cumprimento daquilo que é a lei sobre a opção gestionária, ou seja, que se reconheça a progressão dos trabalhadores na carreira, nomeadamente daqueles cujas últimas classificações de serviço foram «bom». No entanto, houve seis trabalhadores que progrediram na carreira, logo pensamos que está a haver discriminação entre os funcionários.”

Quanto à questão do balneário dos homens, reivindica-se o cumprimento de uma alegada promessa do actual presidente do executivo. “Os balneários estão muito degradados, têm muita humidade; o senhor presidente há mais de dois anos que diz que faz as obras, mas até hoje ainda não fez nada. Aquilo está uma lástima e põe inclusive em risco a saúde dos trabalhadores.”

Contactado pelo “NA”, o presidente da JFA, Afonso Costa, referiu que actualmente a junta não tem orçamento para reconhecer a progressão na carreira aos seus quase 100 trabalhadores. “Isso implicaria um orçamento de aproximadamente 32.000 euros, o que colocaria inclusivamente em causa o próprio funcionamento normal da junta.”

Actualmente os trabalhadores são avaliados pelos respectivos encarregados, cuja avaliação é depois validada ou não pelo executivo. Quanto àqueles que tiveram uma progressão na carreira, “é porque foram avaliados com a nota de «excelente» ou «muito bom»; aliás em 2009 progrediram seis trabalhadores na carreira e 10 em 2008, mas não temos verba para conseguir aplicar isso a todos”.

Em relação aos balneários masculinos, o eleito reconhece as actuais carências e refere que, no futuro, “serão remodelados e redimensionados.” Para já aguarda-se pelas obras de reabilitação dos antigos Lavadouros públicos para onde passará a sede do grupo etnográfico local e que servirão também para acolher o parque automóvel da junta. “Após isso, adaptaremos a actual sede do grupo etnográfico (situada na Quinta da Vala) para servir de apoio a quem trabalha da estrada nacional para sul, ao passo que os restantes trabalhadores continuarão a utilizar os actuais balneários (situados junto à sede da JFA) que serão alvo de uma intervenção de fundo que ainda não acontecerá este ano.”

Categorias:Alverca
  1. Adolfo Dias
    15/06/2010 às 08:56

    Volta Serafina!

  2. Agostinho Marques
    26/02/2010 às 11:20

    Hoje vou falar do CEBI,

    As escadas de acesso ao CEBI que estão sobre a estrada nacional 10 são uma autentica aberração, quem passa com bébes em carrinho e ao colo tem uma autentica aventura se sobe e desce, e alguns avós já com uma certa idade também tem dificuldades em passar aquela aberração de escadas.
    Sinais vieram baralhar a saída de quem quer ir trabalhar e perde horas nas bichas.

    Senhor presidente se ler esta mensagem faça qualquer coisa porque o povo acredita que pode mudar alguma coisa não deixe o povo ficar frustado com a sua eleição

    A. Marques

  3. Morador em Alverca
    23/02/2010 às 20:43

    Boa noite,

    São discriminados? Até acho que devem é ser muito bem pagos, porque se chove estão nos cafés, se está calor estão nos cafés…….

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: