Início > Alverca > “Obrigação” com prazer

“Obrigação” com prazer

Rui Vitória*


A prática de actividade física parece ter vindo lentamente a ganhar cada vez mais adeptos. Lamenta-se todavia que essa prática seja por necessidade, por obrigação, e não por prazer e como traço cultural de um povo.
Segundo os últimos estudos divulgados, um ser humano para estar dentro dos parâmetros daquilo que se considera ser uma pessoa saudável, deverá praticar actividade física, em regime aeróbio, 30 minutos diariamente; para além de exercícios de força e flexibilidade três vezes por semana. Ora bem, estes valores servem de referência e devem ser aplicados por todos os adultos, independentemente da raça, sexo, cultura ou do país.
Naturalmente podemos concluir que nós, portugueses, estamos, de forma generalizada, aquém destas metas. É imperioso alterar os nossos hábitos. É fundamental que culturalmente nos modifiquemos e por consequência ajudemos a alterar a vida dos nossos descendentes.

A actividade física na idade escolar é, de facto, uma medida a adoptar para mudar este estado de coisas. A disciplina de Educação Física, quer se goste ou não, é de capital importância, não com a preocupação exclusiva da obtenção da nota, tal como se vê em muitas outras disciplinas, mas muito mais pelos ganhos que se podem ter em termos futuros com a prática regular de actividade física, ajudando a criar hábitos e estilos de vida saudáveis.

Nesse sentido, é necessário actuar já! Antes de mais, temos que arranjar tempo para praticar actividade física que seja agradável, tal como no meio de vidas tão agitadas se consegue tempo para tantas outras coisas. Depois, é necessário utilizar pequenos truques para que o sedentarismo vigente seja diminuído – brincar com os filhos ao ar livre, subir as escadas em vez de utilizar o elevador, deixar o carro mais longe para aumentar os trajectos a pé, sair na paragem de autocarro anterior à habitual, beber café no estabelecimento mais longe, conversar com um amigo caminhando são algumas das pequenas alterações que podem contribuir para grandes melhorias na nossa saúde.

* Professor de Educação Física

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: