Início > Alverca > “Brigada do Amarelo” apresentada no Bom Sucesso

“Brigada do Amarelo” apresentada no Bom Sucesso

SOCIEDADE. A EB1,2,3 do Bom Sucesso, em Alverca, recebeu a apresentação de um projecto que visa incrementar, junto do pessoal docente e dos alunos, bons hábitos de separação do lixo.

Mário Caritas

A Escola Básica Integrada do Bom Sucesso, em Alverca, foi palco, no passado dia 12, da apresentação da primeira edição do projecto “Brigada do Amarelo”, iniciativa conjunta do município vila-franquense e da Valorsul (empresa dedicada à recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos), lançada em nove escolas do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) do concelho e que envolve cerca de 2.550 alunos.

A ideia passa por promover, junto dos alunos, professores e auxiliares, a separação selectiva das embalagens usadas (plástico, metal e pacotes de bebida), devendo estas ser depois colocadas em sacos específicos – amarelos – com vista à sua posterior reciclagem. Os estabelecimentos de ensino aderentes são: EB1 de Alhandra, EB1 de À-dos-Loucos, EB1,2,3 e Jardim-de-Infância do Bom Sucesso, EB1 de Arcena, EB1 N.º1 de Alverca, EB2,3 e EB1 do Forte da Casa e ainda a EB1/Jardim-de-Infância de Santa Eulália (Vialonga).

Fernando Paulo Ferreira, vereador com a pasta do Ambiente, referiu, na cerimónia pública de apresentação do projecto, que “os objectivos da «Brigada do Amarelo» são incrementar a recolha selectiva de embalagens para posterior reciclagem”. No final, a grande mais-valia será “sensibilizar todos os alunos e respectivas famílias para a necessidade não só de fazer a selecção das embalagens a reciclar, mas também para a forma como estas são colocadas nos recipientes, ou seja, as embalagens devem ser espalmadas antes de serem colocadas nos recipientes, permitindo um armazenamento de maior de quantidade de material para reciclar”.

Os recipientes instalados nas nove escolas aderentes, fornecidos pela Valorsul, serão depois recolhidos quinzenalmente pelos serviços camarários de Vila Franca de Xira. “Desta forma, as escolas são convidadas a reciclar mais e melhor”, sublinha o autarca, explicando ainda qual o método a seguir nesta recolha de resíduos: “De cada vez que viermos fazer a recolha será feita uma pesagem por amostragem cujo valor unitário é 6,5kg, sendo o valor recolhido em cada escola depois somado; o objectivo final é haver uma espécie de campeonato de recolha selectiva de embalagens em que iremos apurar quais as escolas que, per capita, fazem maior recolha para reciclagem.”

Esta iniciativa decorre até Junho. Alguns alunos do Clube da Ciência da EB1,2,3 do Bom Sucesso marcaram presença na cerimónia e, de forma simbólica, depositaram alguns materiais para reciclagem num dos recipientes amarelos existentes para o efeito. Nadine Oliveira, 15 anos, aluna do 9.º ano, referiu que “esta iniciativa tem uma grande força; aderi a isto pois penso que é uma coisa muito importante, não só para esta escola mas também para o resto do mundo, cujos resultados talvez não se vejam no imediato mas no futuro. Em casa já tenho alguma preocupação em reciclar o lixo pois o futuro do mundo depende disso. Espero, já agora, que esta escola seja a mais bem sucedida.”

Categorias:Alverca
  1. Anónimo
    26/01/2010 às 21:08

    Eu estou envolvida nesse porojecto, mas apesar disso não acho o projecto agradável e sei que é para o bem de todosmas há certas pessoas no bom sucesso que nao obedecem as regras estabelecidas.
    anónimo

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: