Início > Alverca, opinião > A força da palavra

A força da palavra

Rui Vitória*

Hoje quem trabalha a um nível competitivo elevado, em actividades mais mediáticas como o futebol, tem que dominar um conjunto de áreas que há alguns anos tinham menor importância e que estão eminentemente ligadas ao êxito.

Fala-se em modelos de jogo, modelos de competição, modelos de treino, mas o domínio e a preocupação exclusiva destas matérias não é suficiente. Estamos numa era em que as relações pessoais e as emoções têm uma importância decisiva. Por isso torna-se cada vez mais necessário a definição clara de um modelo de comunicação.

Quem não se preocupar com o “poder da palavra”, por melhor que controle todos os outros factores também decisivos para o rendimento, pode ficar aquém do desejado. A forma como a mensagem é transmitida, os veículos de transmissão e a interpretação de quem as recebe têm que ser tratados de forma pormenorizada.

A palavra tem uma força tremenda e por isso tem que ser muito cuidada: tanto a nível interno, nas relações que se estabelecem no seio de uma equipa de trabalho; como a nível externo através das ligações com o meio envolvente. É fundamental a definição clara de como, quando, quem e onde utilizar a mensagem.
As relações entre treinador e jogadores, entre treinador e dirigentes, entre jogadores, familiares e empresários, entre as várias equipas de trabalho, assim como a comunicação para o exterior do clube têm que ser cuidadosamente preparadas e controladas.
Pode-se trabalhar muito bem, mas se não se dominar e controlar a “força da palavra” o sucesso pode ser uma miragem.

* Professor de Educação Física

About these ads
Categories: Alverca, opinião
  1. Ainda sem comentários.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 39 outros seguidores

%d bloggers like this: