Início > Alverca > Alverca recebeu abertura do Xira’2010

Alverca recebeu abertura do Xira’2010

DESPORTO. Na cerimónia de abertura dos Encontros Desportivos Concelhios, personalidades ligadas ao desporto falaram “liderança”.

Mesa

Mário Caritas

“Aprender liderança” foi o tema do colóquio, organizado pela UALD – Universo de Actividades Lúdico-Desportivas, que deu o mote para a apresentação da 20.ª edição dos Encontros Desportivos Concelhios de Vila Franca de Xira – Xira’2010. A iniciativa, realizada no passado dia 26, no Fórum Cultural da Chasa, em Alverca, contou com as presenças de três oradores: Carlos Gonçalves (técnico profissional de basquetebol, com uma larga experiência na modalidade), Daúto Faquirá (treinador profissional de futebol) e Mário Caetano (neuro-estratega). O fair-play é o tema central desta edição dos jogos, que decorrem desde Outubro de 2009 até Junho de 2010.

Aos atletas, técnicos e dirigentes presentes, em representação de vários clubes e modalidades, foram distribuídos três folhetos: “compromisso do praticante/mensagem aos pais”, “código de conduta do treinador de jovens” e “dirigente”. Todos assinaram também um “cheque fair-play”. Recordamos que as modalidades em compita, destinadas sobretudo ao escalão infanto-juvenil, serão: basquetebol, futebol, futsal, natação e voleibol. Haverá ainda um “dia da modalidade”, aberto a qualquer desporto e a qualquer emblema, devendo as candidaturas ser apresentadas até 45 dias antes da realização do evento.

Nesta sessão, a temática da liderança começou por ser abordada pelo experiente técnico Daúto Faquirá. Dando exemplos concretos da sua vivência como treinador nas equipas de futebol por onde já passou, este procurou explicar o que é ser um líder, quer num balneário, quer numa empresa. Mário Caetano falou, por sua vez, em auto-conhecimento e valorização pessoal com vista a atingir objectivos concretos. Este coach desportivo de atletas olímpicos deu, através de exemplos, uma imagem de como trabalhar as competências de cada um com vista a atingir o melhor rendimento possível. Por fim, o experiente técnico Carlos Gonçalves deixou um alerta: vitória e derrota não se devem confundir com sucesso e insucesso. “Há que sensibilizar os mais novos (e os pais) que temos é que ser campeões na vida, pois na competição há apenas um campeão. Mas – atenção – treinamos para ganhar (nunca para perder) e treinamos para nos superar!”

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: