Início > Alverca > Ano lectivo abre sem a escola do campo da bola

Ano lectivo abre sem a escola do campo da bola

SOCIEDADE. A abertura da moderna escola básica do 1.º ciclo da Malvarosa e o adiamento para Janeiro da reabertura da “escola do campo da bola” no sítio original marcaram o início do ano lectivo

escola_malvarosa

Mário Caritas

O adiamento da reabertura da chamada escola do campo da bola (EB1 N.º2 e Jardim-de-Infância N.º4) no sítio original para Janeiro de 2010 e a abertura da nova e moderna EB0,1 da Malvarosa – para já a funcionar com as quatro salas previstas para o jardim-de-infância, mas apenas com duas salas para o 1.º ciclo (1.º ano) – foram os factos mais salientes do arranque do ano lectivo 2009/2010 em Alverca.

A escola do campo da bola, com cerca de 400 alunos, está a ser alvo de uma intervenção de fundo com vista à sua reabilitação e ampliação. Por isso, as crianças continuarão durante este primeiro trimestre a frequentar as instalações da desactivada escola Infante D. Pedro, dado que houve um atraso nos trabalhos que se previa inicialmente estarem concluídos em Setembro deste ano.

Ainda em relação ao parque escolar da freguesia, a câmara municipal, mediante um protocolo estabelecido com o Ministério da Educação, irá lançar um concurso com vista à reabilitação e remodelação da “velhinha” escola do 2.º e 3.º ciclo Pedro Jacques de Magalhães (antigo ciclo), situada junto à estação do caminho-de-ferro. “Prevemos a consignação da obra ainda este ano. Trata-se de um investimento de cinco milhões de euros, em que iremos renovar o edifício por completo.”

 

CEBI investe 129.000 euros na Educação

 

Álvaro Branco tem nove anos e frequenta o Colégio José Álvaro Vidal da Fundação CEBI (Alverca) desde 2000, o que é equivalente a dizer praticamente desde que nasceu. Em Setembro, quando regressou de umas merecidas férias para o seu 4.º ano de escolaridade, foi um das muitas centenas de alunos que encontrou o local onde passa grande parte do seu dia “mais agradável”. É que para o ano lectivo 2009/2010 as instalações do 1.º ciclo, bloco 1, abriram portas depois de umas obras de beneficiação que duraram parte do verão. “Notei muitas diferenças. Algumas salas foram alargadas e as cores mudaram, gosto mais destas cores.”

Segundo Álvaro Ganhão, coordenador desta valência, “esta remodelação era não só necessária como fundamental para a melhoria das condições físicas, já que continuamos a contar com um corpo docente estável e é dele, e de práticas pedagógicas rigorosas, que fundamentalmente depende a qualidade do ensino ministrado aos nossos alunos. Esta remodelação vem acentuar a afirmação do colégio como instituição de referência no panorama dos estabelecimentos de ensino do nosso concelho”.

As referidas obras no edifício do 1.º ciclo (bloco 1) e as do bloco 4 representaram um investimento que se cifrou em 100 mil e 500 euros e que vem na sequência de outras obras de beneficiação, decorridas também na interrupção lectiva, como foi o caso da manutenção dos equipamentos de recreio dos blocos verde e azul que orçaram em 5.000 euros. Actualmente estão a decorrer obras no recreio do bloco Rosa – Creche – que visam a instalação de novos equipamentos lúdicos, bem como a colocação de um material adequado no pavimento para amortecer eventuais quedas – neste caso a intervenção é de 28 mil e 500 euros.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: