Início > Alverca, crónica, opinião > Olhar para o interior

Olhar para o interior

Luís Ferreira Lopes*

 

Agosto reservou duas más notícias a quem vive no interior do concelho de Vila Franca de Xira, em especial na zona da Calhandriz. Estas notícias merecem reflexão. Começo pela mais recente. No Sábado, 22, um violento incêndio assustou a população de Á-dos-Melros, no limite da freguesia de Alverca, e esteve à beira de passar a estrada de Arruda para o lado da Calhandriz. A prontidão dos bombeiros (os verdadeiros heróis deste país) impediu uma desgraça maior.

O fogo estendeu-se para a zona da pedreira da Cimpor – empresa que, inacreditavelmente, não só tem esventrado os montes do interior do concelho como é dona de mais serranias mal cuidadas, cheias de mato, que poderá vir a destruir no futuro, a seu bel-prazer. Já alertei neste jornal, algumas vezes, para a vergonha que é ver os nossos montes estragados por esta e outras empresas, por exemplo, na Castanheira, no interior do Sobralinho, em Vialonga ou em Alverca junto aos fortes das Linhas de Torres.

Quem percorre a estrada de Arruda, entre Alverca e Calhandriz até ao entroncamento para S. João dos Montes e Arruda, vê muito mato, pouca agricultura (por não ser rentável) e bermas por limpar durante quase um ano inteiro. Quem por ali passa sabe que há o risco de incêndios, por incúria e falta de responsabilização de diversas entidades (proprietários dos terrenos incluídos) ou por causa dos caçadores (em Outubro, especialmente), já para nem falar no desleixo dos fumadores que, criminosamente, continuam a deitar cigarros acesos para a berma da estrada.

Já no ano passado tinha havido alguns incêndios na zona da Calhandriz, freguesia ainda rural e com boas paisagens, onde a expansão urbana é excessivamente controlada, o que provoca terras ao abandono devido ao envelhecimento da população, enquanto os filhos e netos da terra têm de ir para Alverca, Arruda ou outros aglomerados urbanos densamente povoados, porque estão impedidos de construir casa junto aos seus familiares, mesmo que os terrenos sejam seus.

 

A outra má notícia (uma semana antes do incêndio) foi a da morte por electrocussão de uma funcionária da Junta de Freguesia da Calhandriz, no seu próprio terreno, durante a rega, devido ao cruzamento de linhas da EDP e da PT. Acompanhei o caso de perto, através da SIC. Sei que a PT mandou um director pedir desculpas pessoalmente à família enquanto abria um inquérito. Sei que a EDP exibiu fotos (tiradas pelo piquete no dia do acidente) que apontam as responsabilidades para o poste telefónico. E sei que, em vez de acordarem de imediato um pedido de desculpas e uma indemnização conjunta (e só depois tirariam a limpo de quem era a culpa…), as duas maiores empresas da bolsa portuguesa passaram dias a “sacudir a água do capote”, trocando acusações e insinuações que as deveriam envergonhar.

A morte estúpida daquela senhora (que eu até conhecia) mostra bem quão vulneráveis estamos todos, enquanto cidadãos, à confusão inacreditável de cabos eléctricos e fios de telefone espalhados pelas nossas cidades e aldeias que são um perigo enorme e, além disso, desfiguram Portugal inteiro, em especial as terras do interior deste e doutros concelhos – como a pacata e simpática Calhandriz.

E quando passo na estrada e olho para os cartazes da campanha eleitoral no concelho de Vila Franca de Xira, não sei se este abandono do interior “dá vontade de rir”, nem se seremos, realmente, capazes de ganhar os “desafios do futuro”. A mim, deixa-me preocupado e triste.

 

* Editor de Economia da SIC, natural e residente em Alverca

Categorias:Alverca, crónica, opinião
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: