Início > Alverca > Novas oportunidades para 600 pessoas

Novas oportunidades para 600 pessoas

 

SOCIEDADE. 132 pessoas receberam, em Alverca, diplomas relativos à conclusão do 9.º e 12.º ano, no âmbito das Novas Oportunidades.

Mário Caritas

“Este é um momento muito significativo para cerca de 600 pessoas”, afirmou Francisco Madelino, presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), perante a farta plateia que encheu o auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, no passado dia 30 de Julho, onde teve lugar a cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o IEFP relativo à adopção de medidas específicas de melhoria da empregabilidade, seguida da entrega de diplomas no âmbito do Programa Novas Oportunidades (PNO). O secretário de estado do Emprego e Formação Profissional, Fernando Medina, marcou presença na cerimónia.

Após a assinatura do referido protocolo, foram pois entregues 132 diplomas – de equivalência ao ensino básico (9.º ano de escolaridade) e secundário (12.º ano) – no âmbito do PNO. “São pessoas que responderam a este desafio com a enorme coragem de voltarem à escola e um enorme esforço pessoal de melhorarem as suas qualificações, ficando mais aptos para enfrentar o mercado de trabalho”, elogiou Francisco Madelino. Os novos “diplomados” são oriundos dos centros de novas oportunidades que estão abrangidos pelo Centro de Formação Profissional de Alverca, situados nas freguesias de Alverca e Vila Franca de Xira.

A presidente do município vila-franquense, Maria da Luz Rosinha, elogiou as virtudes do PNO. “Dá aos portugueses o direito à qualificação, sendo importante para o desenvolvimento do país. No nosso concelho já foram integradas neste programa mais de 2.500 pessoas, sendo que perto de 1.000 concluíram entretanto o seu processo de certificação.” A edil destacou os (bons) exemplos dos centros de novas oportunidades da Escola Secundária de Gago Coutinho, em Alverca, e da Escola Secundária Alves Redol, em Vila Franca. “Na Gago Coutinho estão actualmente inscritos 400 formandos, entre o ensino básico e secundário; e desde o ano lectivo 2006/2007 frequentaram o programa entre 1.800 a 2.000 pessoas. Na secundária Alves Redol foram acolhidos mais de 1.000 formandos desde 2007, sendo actualmente frequentada por mais de uma centena de alunos no básico e no secundário.”

470 novos empregos no concelho

Logo no início desta sessão magna, teve lugar a assinatura do protocolo com vista à promoção da inserção profissional de desempregados através do recurso a medidas de emprego no âmbito da iniciativa “Emprego’2009”. No concelho de Vila Franca de Xira esta medida irá abranger 470 pessoas. Desta forma, a edilidade irá celebrar, até Julho de 2010, 450 contratos de inserção profissional, mais 10 contratos de inserção que irão envolver desempregados na realização de actividades e ocupações socialmente úteis em benefício da comunidade e ainda a integração de 10 desempregados na realização de estágios profissionais na autarquia. “Falamos de 470 pessoas no total, cada uma com uma história de vida, com um percurso profissional próprio e que encontrarão novas experiências e oportunidades de trabalho, no fundo novas oportunidades de vida”, sublinhou Maria da Luz Rosinha.

Categorias:Alverca
  1. diana
    03/02/2010 às 14:15

    eu tenho uma cursos

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: