Início > Alverca > Multidão rendida a Oliver Twist

Multidão rendida a Oliver Twist

SOCIEDADE. A Fundação CEBI encerrou o ano lectivo 2008/2009 representando o ambiente londrino do século XIX. Foi um espectáculo memorável.

twist

Conhecer o passado da “Época Vitoriana” foi a proposta do colégio José Álvaro Vidal para a tradicional festa de final de ano lectivo, realizada no serão do passado dia 19 de Junho. Oliver Twist, personagem de ficção criada pelo escritor Charles Dickens, foi o fio condutor desta viagem no tempo. Trajados à época, alunos, professores e colaboradores desta instituição transportaram os milhares de presentes para os bairros mi-seráveis de Londres, deram a conhecer o orfanato, que Oliver habitou nos primeiros anos de vida, a fuga deste para as duras ruas londrinas onde conheceu homens de negócios, fotógrafos, acrobatas, músicos, mágicos, engra-xadores, artistas, entre outras personagens. A noite avançava assim como a viagem de Oliver. Uma ida a um baile típico daquele tempo, o momento em que entra numa taberna e fica deslumbrado com as meninas de cabaret e a sua ida ao teatro para assistir  à peça – “Copélia” foram    outros dos momentos altos   da noite. O espectáculo terminou com uma projecção dos principais acontecimentos daquele século.

“Este arraial foi sublime”

orfanato

Referir que o cenário deste espectáculo, a simular edifícios e construções desse tempo – com destaque para a torre do Big Ben com 10 metros de altura –, revelou-se como o projecto mais ambicioso a este nível desde que a CEBI realiza os arraiais de final de ano lectivo.

Entre os alunos finalistas do 9.º ano, Inês Lopes Mendes, que representara uma menina de cabaret, dizia-nos no final que este arraial foi ainda me-lhor que os anteriores: “Gostei de todos os arraiais onde participei, mas este foi sublime! Foi também nesta época que aconteceu a emancipação fe-minina, em que as mulheres se tornaram mais extravagantes e ganharam outro tipo de protagonismo na sociedade…”

Segundo Goreti David, coordenadora responsável pelo pré-escolar, tudo correu bem porque foi feito um trabalho de motivação juntos dos alunos. “Para mobilizar as pessoas tem que se fazer uma boa introdução ao tema. No Carnaval já havíamos tratado este assunto quando abordámos Charles Darwin, em que falámos sobre o século XIX, sobre as roupas, sobre alguns hábitos… Eles interiorizaram muito bem a mensagem.”

Categorias:Alverca
  1. Patricia Vieira
    21/07/2009 às 08:55

    Não acham que o cheiro que se faz sentir em Alverca devia ser noticiado??????????

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: