Início > Alverca > A afirmação no feminino

A afirmação no feminino

Ana Sousa

REPORTAGEM. Um hobbie transformou-se na sua principal ocupação. Das salas de aulas, onde leccionava Geografia, Elisabete Jacinto passou a percorrer o mundo ao volante de um camião nas mais exóticas paragens do globo, que prepara em Alverca. O Dakar é a sua grande marca na competição automóvel.

Elisabete Jacinto

Elisabete Jacinto

Começou por competir em moto. Andou pelas mais difíceis competições de todo-o-terreno do mundo e foi a primeira portuguesa a enfrentar o mítico Paris Dakar. Concluiu a prova, não venceu, mas distinguiu–se entre as outras participantes. A vontade de se auto superar, levou-a a sonhar mais alto. Das motos, saltou para os camiões. Esteve nas bodas de prata do Dakar, competição que, apenas duas vezes, contou com mulheres. Chama-se Elisabete Jacinto, é presença obrigatória em provas internacionais, já venceu vários troféus, e é o exemplo de que o limite da persistência, da motivação e da vontade de vencer não têm sexo definido.

Mas, afinal, o que é que leva uma professora de geografia a deixar os livros e o ensino para se dedicar ao comando de um camião e enfrentar os limites da sua própria condição física, a dureza de desertos e as limitações de acampamentos? A resposta à pergunta foi-nos dada num destes dias, durante uma das muitas deslocações que faz a Alverca para acompanhar a manutenção da sua máquina. “Toda esta aventura começou por acaso…foi uma coisa que foi surgindo na minha vida, que me foi dando vontade de me superar e de alcançar novas conquistas…no fundo, podia ter sido aviões, patins ou até culinária… só precisava de alguma coisa onde me conseguisse afirmar como pessoa, encontrei um hobbie que hoje ocupa completamente a minha vida e o meu dia-a-dia… mas, aconteceu tudo muito naturalmente”.

Aos comandos do seu novo MAN TGS, recentemente testado em Marrocos, Elisabete Jacinto não tem dúvidas que a aventura que começou como um hobbie e hoje representa um projecto desportivo reconhecido no meio fez de si uma pessoa diferente. “A pessoa que hoje sou e que era há uns anos tem uma diferença muito grande…com este desporto evoluí muito. Era uma rapariga muito tímida, insegura e reservada. Estava sempre ao canto e ninguém dava por mim, com os meus medos tão típicos das mulheres. Tive de anular algumas atitudes excessivamente femininas, mas aprendi muito, sobretudo a relacionar-me com os outros e hoje sou muito mais segura, extrovertida e com muita capacidade de decisão. E é isso que me leva a querer ir sempre mais longe”.

Depois de um Dakar extremamente violento para toda a sua equipa, a piloto prepara o regresso às competições. Em Outubro conta estar no Rali de Marrocos e em Janeiro no África Eco Race, onde deposita muitas esperanças. “África diz-me muito mais que a América Latina. O Dakar era um aprova com mais visibilidade mas o meu coração puxa-me para ali…fazer uma grande maratona em África é associar o espírito de aventura ao de competição, e isso agrada-me… sentir o isolamento e a dureza do deserto…testar os  limites das capacidades”.

De todos os momentos que compõem a sua carreira é o acidente do último Dakar que mais marcas deixou até agora: “Foram dois anos de trabalho com aquele camião, muitos momentos de sonho e expectativa, de luta por um ideal que, de repente, ardiam e desapareciam ali em segundos. Foi muito violento”.

Porque é o gozo da sua própria superação que a faz continuar a correr, Elisabete Jacinto só vai parar quando “quiser fazer progressos e sentir que já não sou capaz” porque “o meu objectivo é que um dia as pessoas reconheçam o meu valor por ser boa naquilo que faço e não porque consigo só porque sou mulher e me dão dinheiro para correr, porque não é assim”.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

