Início > Alverca > Pastorinhos viajam de Alverca à Pampilhosa

Pastorinhos viajam de Alverca à Pampilhosa

Mário Caritas

LOCAL. A ideia partiu de um jurista, António, que convidou um amigo para uma jornada peregrina em bicicleta

antonio

António Rosa foi o mentor desta iniciativa

De 10 a 13 de Junho, António e Manuel vão levar as imagens dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta, numa peregrinação ciclística que irá ligar Alverca à Pampilhosa da Serra. Serão quatro dias sempre a pedalar, num percurso que assume contornos de roteiro religioso, com paragem obrigatória no Santuário de Fátima onde as imagens serão benzidas. A meta final é a Pampilhosa por ambos serem naturais daquela zona e terem ali as suas raízes familiares mais profundas.

António Rosa, 33 anos, jurista, residente em Alverca, explica que a ideia surgiu há cerca de um ano. O objectivo é fazer algo de diferente em nome da fé. “Hoje em dia as pessoas vão a Fátima como quem vai ao futebol, perdeu-se muito o espírito religioso. As pessoas vão em peregrinação já não pela crença mas pelo convívio. Por isso, pensei fazer algo que pudesse ser uma mensagem que transpusesse para o resto do país.”

E foi assim que se lembrou de convidar o amigo, Manuel da Quelha, 50 anos, escritor e teólogo, residente em São João da Talha (Loures), para realizarem esta jornada em conjunto. “Como ambos temos raízes na Pampilhosa da Serra, perguntei-lhe o que é que ele achava de fazermos uma peregrinação ciclística mas, em vez de irmos a Fátima, passávamos por Fátima e terminávamos na Pampilhosa. Ele na altura disse que eu era maluco, mas passado algum tempo concordou.”

De forma a porem esta ideia em prática, os ciclistas irão contar com o auxílio de um carro de apoio, conduzido por pessoas amigas, que vai transportar as referidas imagens (que adquiriram por 500 euros), assim como objectos pessoais e a respectiva alimentação. No total, vão percorrer cerca de 250 quilómetros. “Vamos sempre dormir em instituições religiosas/paroquiais, onde será celebrada uma missa.”

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: