Início > Alverca > IGAC manda fechar Grande Auditório da SFRA

IGAC manda fechar Grande Auditório da SFRA

SFRAMário Caritas

A inspecção levada a cabo pelo IGAC detectou várias lacunas de funcionamento, nomeadamente ao nível da segurança, que têm de ser corrigidas.

O Grande Auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA) está temporariamente encerrado, na sequência de uma vistoria conjunta da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Bombeiros Voluntários de Alverca, realizada na passada quarta-feira (dia 13). O presidente da Direcção desta colectividade centenária, João Paulo Silva, confirma existirem aspectos a corrigir desde que a nova sede foi inaugurada, admitindo que actualmente “não estão salvaguardadas todas as normas de segurança”.

Esta fiscalização havia sido pedida pela própria direcção da SFRA em Dezembro último, logo após a tomada de posse dos novos corpos sociais. No entanto, esta só agora teve lugar. Foram apontadas diversas lacunas àquela que é considerada a maior sala de espectáculos da cidade (e uma das maiores do concelho), nomeadamente a ausência de protecção para as crianças no varandim do balcão (1.º andar) e a inadequação da teia de madeira que isola o palco da zona do público, entre outras questões alegadamente relacionadas com “problemas de construção, algumas delas devido a desleixo”.

A Direcção da SFRA irá proceder à regularização das situações apontadas, tendo entretanto cancelado os espectáculos que estavam agendados para este fim-de-semana, com destaque para as comemorações do 30.º aniversário do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena, na noite de sábado, que foram transferidas para o auditório da Igreja dos Pastorinhos.

João Paulo admite reabrir o Grande Auditório ainda este mês, mas para isso espera vir a contar com os apoios camarário e da junta de freguesia. “Precisamos de apoio logístico, nomeadamente de alguma mão-de-obra especializada; entretanto a junta cedeu-nos temporariamente duas garagens e um armazém para guardarmos os cenários. Ficámos completamente surpreendidos pois quando pegámos nesta casa a informação que tínhamos era que faltavam apenas limar pequenos pormenores que não afectavam o seu funcionamento; mas não são pequenos pormenores, são questões que se arrastam desde a sua construção e só iremos reabrir o auditório quando essas questões estiveram ultrapassadas.”

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: