Início > Alverca > Celebrar o desporto

Celebrar o desporto

Mário Caritas

A 22.ª edição das Alverquíadas arranca a 9 de Maio

Está prestes a começar a 22.ª edição das Alverquíadas, considerado o maior evento anual de cariz desportivo da freguesia de Alverca e que é complementado com várias iniciativas de carácter lúdico-cultural. É praticamente um mês – de 9 de Maio a 7 de Junho – que dura este acontecimento, reunindo em torno de si a grande maioria das instituições, colectividades e associações locais.

alver

A tradicional cerimónia de abertura está marcada para a tarde de amanhã (Sábado), pelas 14h30, com um desfile desde o Jardim Municipal José Álvaro Vidal até ao Pavilhão Gimnodesportivo do FC de Alverca. À semelhança de realizações anteriores, irão estar presentes os motards do Motoclube de Alverca (que comemora mais um aniversário, sendo um dos pontos altos o concerto de UHF no Sábado à noite, na sede do Motoclube, na Verdelha) e outras surpresas, com destaque para os “Toca Rufar”. As crianças das escolas do 1.º ciclo da cidade são outra componente importante da cerimónia inaugural: quase meio milhar de miúdos vão entoar o Hino das Alverquíadas.

Rui Moreira, vogal da junta de freguesia com o pelouro do Desporto, mostra-se confiante no sucesso da iniciativa e avança-nos algumas novidades em relação a realizações anteriores. “Este ano vai haver um retorno do tiro com arco do FCA, vai haver uma participação a nível de futsal da Casa do Povo de Arcena e ainda um torneio de ténis organizado pela Fundação CEBI.” Além disso mantém-se a Culturalverca, agendada para o dia 31, no Jardim da cidade, onde as forças vivas locais mostram o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Voleibol “solidário” é a maior novidade

O Centro Desportivo Alverca Volei irá promover uma iniciativa deveras original nos dias 24 de Maio e 6 de Junho: “Volley solidário para com pessoas com necessidades especiais”, no Jardim Álvaro Vidal. “As atletas femininas vão fazer um jogo de voleibol sentadas com o apoio da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, sendo que haverá um elemento da federação que ensinará às atletas como é que se joga sentado para estas depois colaborarem com as pessoas com deficiência que vierem praticar. Quando me apresentaram esse projecto eu disse que a junta iria apoiá-lo a 100%, é quiçá a maior novidade desta edição das Alverquíadas e entra no espírito que queremos para o evento – o espírito da solidariedade.”

No fundo, pretende-se dar continuidade às principais acções já existentes e trazer algumas novidades. Ao todo são cerca de 20 as modalidades em compita, desde os jogos tradicionais até aos desportos físicos por excelência. “Queremos reforçar as modalidades e as actividades que já existiam e, apesar da crise, tentar manter o mesmo nível de colaboração de anos anteriores – financeiro e logístico – com as colectividades para não baixarmos a fasquia”, sublinha Rui Moreira que espera a participação de “cerca de 5.000 pessoas”.



Calendário do 1.º fim-de-semana

_______________________________________________________________________

Dia 9: Desfile e Cerimónia de Abertura (14h30); Torneio de Ténis de Campo (courts da Quinta do Galvão, 09h00, organização: UJA); Final do concurso de fado: “Alverca dá voz ao Fado” (SFRA, 21h00, organização: ARDCEFA); Concerto de UHF (sede do Motoclube / Verdelha, 23h00, organização: Motoclube de Alverca)

Dia 10: Torneio de Karaté (FCA, 09h00); Torneio de Ténis de Campo (09h00); Torneio de Sueca (Centro Social do Bom Sucesso, 14h00); Torneio de Snooker (Casa do Povo de Arcena, 15h00); Espectáculo Freestyle (Campo da Feira, 15h00, organização: Motoclube); Torneio de Futsal de Veteranos (Arcena, 16h00); Torneio de Dominó (Arcena, 21h00)

Dia 11: Aulas livres de: Aero Gap, Yoga, Indoor Cycling, Pilates, X55, Danças de Salão e Power Fit (SFRA, 17h00)

Categorias:Alverca
  1. 22/05/2009 às 05:23

    Aqui fica o link para mais informações – http://crdatletismo.ning.com/profiles/blogs/23-orientacao-urbana

  2. 22/05/2009 às 05:22

    No próximo Sábado, no Jardim Àlvaro Vidal em Alverca, vai realizar-se uma prova convívio de Orientação Urbana.
    Apareçam! Estão todos convidados.
    Venham experimentar algo de novo e excitante e divulga junto de amigos e colegas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: