Início > Alverca > Os segredos das campeãs

Os segredos das campeãs

desporto_abril

Mário Caritas

A equipa sénior feminina do Futebol Clube de Alverca sagrou-se, este ano, campeã regional de corta-mato curto e longo. Apuradas para o campeonato nacional de corta-mato curto, disputado na Figueira da Foz, em Março, as alverquenses quedaram-se pelo 8.º lugar da classificação geral. As vitórias alcançadas a nível regional fazem sorrir atletas e treinadores, que fomos conhecer melhor.

Luísa Monteiro, 42 anos, compete – é a mais velha do grupo – e é, ao mesmo tempo, treinadora dos mais novos. Correu no passado ao mais alto nível, representando emblemas tais como o Sporting e o Maratona. “Tenho uma vida dedicada ao atletismo. Gosto muito de trabalhar com crianças, é bom transmitir-lhes um pouco daquilo que aprendi e é gratificante vê-los progredir. Fui considerada uma promessa na maratona, mas depois fiz algumas asneiras, não cumpria as ordens do treinador e passei ao lado de uma grande carreira. Agora tento ajudar os mais novos.”

Por isso, a maior preocupação desta especialista no meio fundo e fundo é puxar pelas colegas de equipa, para que possam ser ainda melhores do que ela. “Elas são mais rápidas do que eu, mas gosto de as picar. É uma forma de as estimular. Fazemos uma boa equipa e temos uma boa camaradagem.”

No extremo etário oposto encontramos a jovem romena Alina Segarceanu, 17 anos, estudante do 9.º ano (vice-campeã regional de juniores em corta-mato longo). Pratica atletismo há cinco anos e é considerada actualmente a melhor atleta deste grupo, sendo especialista no meio fundo, nomeadamente no corta-mato de 2.000, 3.000 e 4.000 metros. “Os bons resultados dependem dos treinadores e eu tenho aqui bons treinadores, penso que o sucesso da equipa deve-se à forma como treinamos.” Quais são os teus objectivos futuros? “Entrar para a selecção nacional de corta-mato!”

Sonhar com títulos nacionais

Ana Catarina Carola, 19 anos, é estudante universitária de Ciências do Desporto. Está há cinco anos no FCA. “Tem sido uma grande experiência. Obtivemos dois títulos regionais, era um dos objectivos desta época. O segredo do sucesso é treinar com muita vontade e motivação.” O atletismo foi uma descoberta recente? “Não. Sempre participei nos corta-matos escolares, sempre gostei de correr e achava que tinha um certo jeito.” Consegue-se conciliar bem o atletismo com os estudos? “É um bocadinho difícil, tem que se fazer muito bem a gestão do tempo, mas até agora está a correr bem. A Luísa é a referência deste grupo por ser a mais velha e por já ter muitos anos de atletismo; nós ouvimos sempre os seus conselhos.” Ana, especialista em meio-fundo, sonha alcançar títulos nacionais e internacionais. “É o sonho de qualquer atleta, mas ainda é muito cedo, há que trabalhar bastante para alcançar esses objectivos.”

Edilene Bezerra, brasileira de nacionalidade, é uma das mais recentes “aquisições” do grupo. Tem 28 anos e é doméstica. Veio para o atletismo há cerca de dois anos, para se sentir melhor, e foi amor à primeira vista. “O meu marido trabalhava no clube como técnico de fisioterapia e trouxe-me para cá. Gostei! A minha especialidade é as longas distâncias, não sou muito boa em velocidade. O espírito de grupo é muito bom, parecemos uma família, somos muito unidas, é esse o segredo do sucesso.” Referir que faz também parte desta equipa Celina Rodrigues, com quem não falámos.

Categorias:Alverca
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: